CÂMARA DE CAETÉ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DUPLICAÇÃO DA BR-381 E COBRANÇA DO PEDÁGIO NO KM 41
O encontro reuniu vereadores de Caeté e de municípios vizinhos, representantes da sociedade civil, moradores da região, além de representantes da concessionária NOVA 381 e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Publicado em 28/11/2025 09:22
Na última quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Caeté promoveu uma audiência pública, no plenário da Casa Legislativa, para discutir as obras de duplicação da BR-381 e a operação da praça de pedágio instalada no km 412 da rodovia. O encontro reuniu vereadores de Caeté e de municípios vizinhos, representantes da sociedade civil, moradores da região, além de representantes da concessionária NOVA 381 e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Durante a audiência, moradores e vereadores reforçaram a necessidade de isenção da tarifa para residentes do entorno que utilizam a rodovia diariamente para deslocamentos curtos, mas são obrigados a pagar pedágio todos os dias. Também foram solicitadas alternativas de desvio que minimizem o impacto financeiro sobre essas famílias.
Os vereadores e o presidente da Câmara de Caeté cobraram da ANTT e da NOVA 381 ações concretas para solucionar o problema dos moradores afetados. Eles ressaltaram que outras audiências públicas já foram realizadas com o mesmo objetivo e que, até o momento, nenhuma medida prática foi implementada pelas instituições responsáveis.
Outro ponto amplamente discutido foi o início da cobrança da tarifa antes da conclusão das obras de duplicação da BR-381. Parlamentares e cidadãos questionaram a cobrança por um serviço que ainda não foi entregue, destacando o prejuízo causado à população.
O representante da NOVA 381, Diego Dutra, explicou que a tarifa de R$ 15,50 está prevista no contrato de concessão e que os investimentos programados para os próximos 30 anos abrangem manutenção da via, serviços de guincho, atendimento médico, duplicação e implantação de pontos de descanso para caminhoneiros. Já o representante da ANTT, Marcelo Alcides, afirmou que o pedido de isenção para moradores do entorno será analisado pelo órgão.
por Assessoria de Comunicação